Vazamento do Ar Condicionado do Carro – Ar Condicionado Prochaskar em SP

Como consertar um vazamento de ar condicionado em seu carro

Uma vez localizado, o vazamento de ar-condicionado no carro pode ser consertado das seguintes maneiras:

  • Substituindo a parte danificada
  • Apresentando seladores de vazamento de ar condicionado no sistema

Das duas opções para reparar o ar condicionado do carro, a mais recomendada, por ser a que garantirá a correção total do problema, é substituir a parte danificada. Para fazer isso, o circuito deve primeiro ser esvaziado. Em seguida, a parte danificada é substituída e o processo de vácuo é realizado e carregado com o gás refrigerante.

Porém, produtos específicos também são comercializados para cobrir pequenos vazamentos ( rolhas de ar condicionado ), que são comercializados como uma solução econômica para esses casos específicos. Para reparar um vazamento de ar condicionado no carro com um tampão de vazamento de ar condicionado, as instruções do fabricante devem ser seguidas. Porém, em termos gerais, trata-se de introduzir o produto no circuito de baixa pressão com o sistema de ar condicionado em funcionamento e, em seguida, completar a carga com o gás refrigerante correspondente.

Reparar uma fuga de ar condicionado no carro é importante, uma vez que o ar condicionado ou sistema de ar condicionado de um veículo é um elemento chave para atingir as condições ambientais ideais dentro do habitáculo . Graças a isso, o conforto ao dirigir é substancialmente aumentado, com o objetivo de melhorar a experiência de direção e a segurança.

Vazamento de ar F1

Um mau funcionamento deste sistema pode afetar os recursos do driver . A fadiga, o cansaço, a sonolência, a falta de visibilidade devido ao embaciamento dos vidros, etc., quando as temperaturas ambientes são extremas, podem aumentar o risco de acidentes.

Uma das causas mais comuns de falha desse sistema é um vazamento de gás. Para corrigir esse problema, é importante localizar e consertar eventuais vazamentos no ar condicionado do veículo.

Áreas frequentes de perda de gás refrigerante

O circuito do ar condicionado e do ar condicionado é um circuito de ciclo contínuo fechado e estanque, através do qual circula um gás refrigerante que não é consumido. Quando for detectado que o nível de gás está abaixo do nível estipulado, a área de perda de gás deve ser capaz de reparar o vazamento de ar condicionado e evitar que o sistema resfrie incorretamente ao longo do tempo.

Apesar de o circuito ser projetado para ser estanque e sem vazamentos, é comum que, com o passar dos anos, as tubulações por onde circula o gás e as gaxetas de borracha que vedam as conexões se deteriorem . Isso dá origem a vazamentos de complexidade variável, causando a perda progressiva ou repentina da capacidade de resfriar o habitáculo. Também é comum que ocorram vazamentos nas válvulas de serviço. 

Além disso, deve-se levar em consideração que a perda de capacidade refrigerante pode ser decorrente de falhas em outros componentes do circuito como o compressor, a válvula de expansão, o condensador, o ventilador, os filtros ou o sistema elétrico, entre outros.

Como detectar vazamentos no circuito de ar condicionado

Como o gás refrigerante é incolor, é impossível detectar vazamentos de ar condicionado a olho nu . Assim, devem ser aplicados métodos que permitam ao profissional da oficina saber com certeza o ponto específico do vazamento. Os métodos de detecção de vazamento de gás refrigerante são os seguintes:

  • Usando corante e lâmpada UV
  • Por detector eletrônico
  • Aplicando pressão no circuito

Usando corante e lâmpada UV

Este método de detecção de vazamento é o mais antigo dos três mencionados. Consiste na adição de um corante fluorescente miscível com o refrigerante e o óleo que é adicionado à carga de gás para manchar as áreas onde ocorre a perda de refrigerante .

Após alguns minutos de operação do circuito (5 minutos no mínimo), o operador pode agora pesquisar o vazamento. Para isso, é necessário colocar lentes de cor amarela e projetar luz ultravioleta com uma lâmpada específica ao longo de todos os tubos e conexões. Essas lentes protegem contra a luz ultravioleta e ajudam a detectar o vazamento, portanto, onde houver uma mancha esverdeada, há um vazamento de gás refrigerante que deve ser reparado.

Sua principal desvantagem é não ser capaz de revelar micro vazamentos. Portanto, com este sistema nem sempre será possível localizar o vazamento e consertar o vazamento do ar condicionado do carro.

Detector de Vazamento 

É um sistema capaz de detectar vazamentos de gás refrigerante imediatamente e sem a necessidade de aplicar qualquer tipo de corante ao gás de carga. O aparelho possui uma sonda de sensibilidade ajustável que permite detectar perdas muito pequenas (até aproximadamente 2 gramas / ano).

Para verificar se há vazamento, a sonda deve ser aproximada das possíveis áreas de vazamento e aguardar que o dispositivo retorne determinado sinal acústico, luminoso e / ou visual na própria tela (depende do tipo de detector). No momento em que aparece, o profissional sabe que existe um vazamento naquele ponto específico. Os detectores mais modernos indicam o tipo de vazamento, classificando-os por níveis para saber mais exatamente qual é a perda real do sistema por ano.

Aplicando pressão no circuito

Nesse caso, o método de identificação consiste em esvaziar o circuito de ar condicionado e adicionar nitrogênio ou gás(composto de 95% de nitrogênio e 5% de hidrogênio) a cerca de 12 bar de pressão por cerca de 10 minutos para observar se a pressão permanece estável ou ocorre vazamento . Se a pressão não for mantida, é porque há um vazamento em algum lugar do circuito.

F2 vazamento de ar

A localização exata do vazamento é feita por meio de detectores eletrônicos ou pela aplicação de aerossóis específicos para detecção de vazamentos nas diferentes áreas de possível dano, para revelar a perda por formação de espuma.

O equipamento para efetuar esta verificação é constituído por um kit de válvulas ao qual estão ligadas as diferentes mangueiras e a própria estação de carregamento do ar condicionado, através da qual se realiza o processo de vácuo, carregamento e verificação do circuito e de pressões de trabalho.

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