O ar condicionado como diz “condiciona” o ar. Não só esfria, mas também reduz o teor de umidade .Todos os aparelhos de ar condicionado funcionam da mesma forma, sejam eles instalados em um prédio ou em um carro. A geladeira ou o freezer são, de certa forma, um aparelho de ar condicionado. O ar condicionado é um campo próprio, mas nos atermos nos pontos principais ou no ar do condicionador de ar e nas peças principais usadas e algumas dicas para manter o sistema de ar condicionado funcionando corretamente.
Os principais princípios do ar condicionado são a evaporação e a condensação , depois a compressão e a expansão .
Evaporação – Condensação – Calor de compressão – Compressão – Refrigeração por Expansão:
Então, aqui é como funcionam todas as várias partes do ar de ar do carro:
Compressor:O compressor é o cavalo de trabalho do sistema de ar condicionado, alimentado por uma correia de transmissão conectada à virabrequim do motor. Quando o sistema de ar condicionado está ligado, o compressor bombeia vapor de refrigerante sob alta pressão para o condensador.
Condensador: o condensador é um dispositivo usado para mudar o vapor de refrigerante de alta pressão para um líquido. Está montado na frente do radiador do motor e parece muito semelhante a um radiador. O vapor é condensado para um líquido por causa da alta pressão que o está conduzindo, e isso gera uma grande quantidade de calor. O calor é então retirado do condensador pelo fluxo de ar através do condensador no exterior.
Receptor:O refrigerante agora líquido se move para o receptor-secador. Este é um reservatório de reservatório pequeno para o refrigerante líquido e remove qualquer umidade que pode ter vazado no refrigerante. A umidade no sistema causa estragos, com cristais de gelo causando bloqueios e danos mecânicos.
Válvula de Expansão: O refrigerante pressurizado flui do receptor-secador para a válvula de expansão. A válvula remove a pressão do refrigerante líquido para que ele possa se expandir e se tornar vapor de refrigerante no evaporador.
Evaporador:O evaporador é outro dispositivo que se parece com um radiador de carro. Tem tubos e barbatanas e normalmente é montado dentro do compartimento do passageiro atrás da fáscia acima do footwell. À medida que o refrigerante frio de baixa pressão passa para o evaporador, vaporiza e absorve o calor do ar no compartimento do passageiro. A ventoinha do ventilador dentro do compartimento do passageiro empurra o ar por fora do evaporador, de modo que circula ar frio no interior do carro. No “lado do ar” do evaporador, a umidade no ar é reduzida e o “condensado” é recolhido e drenado.
Compressor: o compressor desenha o vapor de refrigerante de baixa pressão para iniciar outro ciclo de refrigeração. O ciclo de refrigeração corre continuamente e é regulado pela configuração da válvula de expansão.
Todo o processo é razoavelmente simples quando explicado desse jeito. Todos os sistemas de ar condicionado trabalham no mesmo princípio, mesmo que os componentes exatos utilizados possam variar ligeiramente entre os fabricantes de automóveis.